Feito por Alienígenas
Olá pessoas bonitas, tudo bem?

Resolvi começar aqui uma discussão acerca de algo que tenho percebido. Talvez seja somente eu que impliquei com isso, mas acho que vale a discussão, nem que seja para mostrar que estou errado.

Eu tenho um podcast musical chamado Radiobla. E tenho percebido que podcast musical é o primo pobre do podcast. Ainda mais porque gosto musical é complicado e nem sempre conseguimos agradar a todos com a seleção. Alias, fazer a seleção musical é complicadissimo. Várias vezes fiquei discutindo horas com meus parceiros de podcast sobre o tema e a setlist.

Também tenho percebido um aumento no numero de podcasts que tratam sobre música, mas mesmo assim essa sensação de primo pobre não passa.

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre podcasts musicais. Vocês consideram podcast ou apenas uma playlist comentada?

Tags: discussão, musica, podcast

Exibições: 99

Responder esta

Respostas a este tópico

Não diria que é o primo pobre do podcast, pra mim o primo pobre do podcast são os programas sem trilha sonora e praticamente nenhuma edição. :-P

Porém, eu particularmente não curto casts musicais porque tenho um gosto pra música muito subjetivo. Só gosto de música velha, não tenho paciências pras coisas mais pop e não curto MPB (tipo o Lenine que o Marcelo Salgado tanta ama). Por isso tudo, é complicado mesmo parar pra escutar uma playlist feita por outra pessoa, que curte outras coisas.

Depois de muita insistência da minha parte para escutar os casts dos amigos, comecei a ouvir o Máquina do Tempo, M2List e RadioBla enquanto trabalho no PC. Entro no site e aperto o PLAY, acaba funcionando como uma rádio pra mim... e exatamente por isso eu tenho o mesmo tipo de relação que tenho com rádios. Se algo acontecer e eu precisar sair, não tenho pudores em interromper o episódio naquele momento e muito raramente volto lá pra escutar o resto.
Cara nao acho que seja um promo pobre nao acho que sao estilos diferentes. Mas nao estou entendendo muito bem o porque de voce estar pensando isso. O que q esta te incomodando???
Primo pobre não é... um irmão mais velho talvez????
Mas é mais ou menos como o Eduardo Sales disse, ruim é o que é mal feito, quanto a seguimentos, temos publico pra tudo e agradar a todos não é o lance. Quanto a um podcast musical o grande barato da midia independente é poder fazer o que pensa sem compromissos comerciais, é forma de expressão, senão seria um programa de rádio qualquer.
No caso do Radiobla, apesar dos set lists serem bem "radiofonicos" (só músicas comerciais) me diverti demais ouvindo vários episódios com a forma que vocês comentam as músicas e bandas envolvidas, sem a menor pretenção com o "furo" da informação, mas mantendo uma estética de qualidade.
Eu tenho outro conceito pra música Indie (episódio power trio) eu tenho outro conceito pra Grunge (episódio Ten - Pearl Jam) mas entendendo a proposta do Radiobla irei acompanhar os próximos episódios.
Estão de parabéns e é este mesmo o caminho.
ô Alvaro, o que me incomoda é mais ou menos isso o que o Dudu falou:

"Entro no site e aperto o PLAY, acaba funcionando como uma rádio pra mim... e exatamente por isso eu tenho o mesmo tipo de relação que tenho com rádios. Se algo acontecer e eu precisar sair, não tenho pudores em interromper o episódio naquele momento e muito raramente volto lá pra escutar o resto."

Só peguei como exemplo, viu Dudu. =D

Eu acho que isso acontece muito com os podcasts musicais. As pessoas acabam encarando como se fosse uma rádio mesmo e por fim não recebemos um feedback de como estamos indo. Diferente do Alienigenas ou do Papo de Gordo, que recebem bastante emails e tem um feedback legal.
Acho que to entendendo .... mas cara... vc nao acha que qnd o podcast eh so musical, fica um pouco mais dificil de dar feedback que nao seja.." pow show de bola o episodio"? sera que trazer alguns updates do mundo musical ou de repente alguma entrevista... nem que seja com bandas locais por telefone... o Leo por exemplo entrevistou o LMFAO para um site musical de um amigo nosso aqui nos estados unidos. De repente isso poderia aumentar o feedback. nao sei cara... so um brainstorm mesmo.

Wagner Brito disse:
ô Alvaro, o que me incomoda é mais ou menos isso o que o Dudu falou:

"Entro no site e aperto o PLAY, acaba funcionando como uma rádio pra mim... e exatamente por isso eu tenho o mesmo tipo de relação que tenho com rádios. Se algo acontecer e eu precisar sair, não tenho pudores em interromper o episódio naquele momento e muito raramente volto lá pra escutar o resto."

Só peguei como exemplo, viu Dudu. =D

Eu acho que isso acontece muito com os podcasts musicais. As pessoas acabam encarando como se fosse uma rádio mesmo e por fim não recebemos um feedback de como estamos indo. Diferente do Alienigenas ou do Papo de Gordo, que recebem bastante emails e tem um feedback legal.
E aí Vagner, blz?

Eu também não considero casts musicais como primos pobres do podcast, e sim um nicho beeeem específico. O que me faz gostar do gênero é o fato de volta e meia encontrar aquela "musica que gosto que falta no meu player" ou ainda "aquela que nunca soube o nome".

Mas o que te faz achar que o número de feedbacks é baixo? Acho que 80% das pessoas que comentam ou mandam e-mails tem algum tipo de relação maior com a área, porque sabe o trabalho que dá e a importância disso tudo.

Um outro ponto interessante é um que eu ouvi o Dudu comentar no Podcumê, se não me engano... que geralmente a gente pode esperar 2% dos ouvintes comentando alguma coisa.

Primos pobres dos casts são aqueles que ainda estão começando e ainda tem muito o que aprender sobre edição e tal. É o tipo de cast que só os amigos e conhecidos ouvem (e todo mundo passa por essa fase, inclusive estou nela hahahahahhaa)

Enfim, também concordo com o Álvaro de trazer idéias diferentes,como entrevistas, pode ser uma boa forma de trazer participação do público.

Abraços!
Olha aí, tudo isso que vocês escreveram é um feedback que geralmente não recebemos.
Bem, a expressão primo pobre é interessante...mas é mais ou menos isso mesmo.
Quando eu decidi fazer o BlackCast,eu já ouvia o RadioBla,o Rock'nTech,o Rock30,o JIPE...e sabia que ia ser assim,uma coisa meio entre os podasters de música. Até porque,música é tão subjetiva que não é todo mundo que curte ouvir um set montado no que você preparou,por mais holístico que você tente ser. Não é todo mundo que é como eu,que tem no Ipod Lady Gaga,Terumasa Hino,Ibrahim Ferrer e Dio,tudo misturado.

Eu penso que o podcast musical tem que ter mais interatividade com os outros tipos de cast,aliás a vantagem da música é essa,se nem todo mundo curte o mesmo estilo,pelo menos todos gostam de música!
Pois é, cara... acho que trabalhar a interatividade é deveras importante. O que ferra é o baixo feedback que recebemos, até mesmo do ouvinte.

A Radiobla tem uma média de 200 downloads por episódios. E geralmente são os mesmos 3 ou 4 ouvintes que retornam um feedback do programa, sobre o que aprovam, o que desaprovam e até mesmo sugestões de temas.

Acho que seria legal receber feedback até mesmo de amigos podcasters. Vou te dizer que escuto outros podcasts e, quando tenho a oportunidade, eu comento direto ao podcaster o que eu achei de legal ou de ruim no podcast dele.
Olá Wagner,
Que bacana esta sua preocupação com o intuito de melhorar visando o ouvinte, mas é assim mesmo cara.
Como sou melhor marketeiro do que podcaster (sou gestor de relacionamento com clientes) acho que posso te tranquilizar sobre uma coisa. O baixo feedback por e-mails, comentários nao reflete a falta de "sucesso" no seu trabalho. Alguem ai anteriormente comentou sobre retorno de 2% e isso é real. É um indice base de marketing sobre retorno de mala direta por exemplo.
O indice que voce deve realmente se preocupar é o indice de downloads e de acessos a player (pessoas que ouvem on line sem baixar o arquivo), tá certo que para isso você tem que gostar um pouco de estatística, mas cruzando os dados você descobre coisas interessantes. Se os downloads caem ai sim é preocupante, mesmo que os comentarios positivos possam aumentar.
Nós do ZaranzaCast! ainda estamos aprendendo a fazer um podcast, mas para nós está divertido e o mais gratificante foi justamente o retorno, não por comentários mas sim de resultado de acessos. E fato curioso, os nossos amigos e parentes que deveriam "engordar" esta massa num começo é o publico que menos nos ouviu rssss
Entendemos este fato pelo perfil da maioria dos nossos amigos, que antes de agente entrar nesse negócio eles nunca ouviram um podcast, nao estão familiarizados com a coisa.
Outro ponto interessante que tentamos descobrir, no nosso caso, o motivo do baixo retorno por comentários, foi que o ouvinte nem sempre está disposto a comentar, por questões simples, não querem se expor, acham que podem dizer alguma merda (vergonha mesmo), é engraçado isso. Então é uma pequena parcela de ouvintes que estão dispostos a comentar, e geralmente este perfil é de quem ja tem algum blog, atividade social e está acostumado a expor suas opiniões e a grande maioria são simples ouvintes que tem por objetivo ouvir opinião, entreter, divertir mesmo e ´pra ele isso acaba quando o epiódio acaba e nao quando comentam.
Os próprios canais convencionais (comerciais) de mídia, se fumdam em acessos ou audiencia (ibope por exemplo) e não por retorno formal (e-mail, telefones etc..)
Como dizemos no marketing, cliente bom é o que reclama (com fundamento é claro) pq o que nao gosta e nao reclama é um cliente que não fizemos fidelização.
Mensmo assim incentivamos as pessoas a comentar, para que elas se identifiquem com nosso produto e sintam-se participantes.
Nós do Z!Cast entramos nesta comunidade, justamente para sentir o outro lado da moeda, comentários aqui são de pessoas experientes e envolvidas no assunto, o que nos ajuda muito, e juntamos isso aos comentários dos ouvintes que são leigos e querem apenas diversão. Somado isso ao número de downloads e acessos, temos como base o quanto estamos acertando. Mantendo é claro nosso objetivo de tambem fazer o que agente gosta, pra poder entregar um produto honesto.

Assim como o retorno do ouvinte, a troca de experiencias é muito enriquecedora e é isso que buscamos aprender nesta comunidade.

Acho que fugimos um pouco do tema inicial (então podcast de música não é um primo pobre não) mas podemos abrir aqui um leque de outras discussões.

Um abraço a todos e vamos que vamos!

Wagner Brito disse:
Pois é, cara... acho que trabalhar a interatividade é deveras importante. O que ferra é o baixo feedback que recebemos, até mesmo do ouvinte.

A Radiobla tem uma média de 200 downloads por episódios. E geralmente são os mesmos 3 ou 4 ouvintes que retornam um feedback do programa, sobre o que aprovam, o que desaprovam e até mesmo sugestões de temas.

Acho que seria legal receber feedback até mesmo de amigos podcasters. Vou te dizer que escuto outros podcasts e, quando tenho a oportunidade, eu comento direto ao podcaster o que eu achei de legal ou de ruim no podcast dele.
Olá Wagner.
Na minha opinião os podcasts musicais são tão válidos quanto os de outro tipo.
Eu não costumo ouvir musicas por outros meios. O principal meio de ouvi-las é por meio dos podcasts.
Atualmente os que ouço uns 7 desse tipo.
E essa é uma vertente de podcasts que não pode deixar de existir, pois são os meu preferidos para ouvir na hora do trabalho.
Eu particularmente gosto dos podcasts musicais, mas na hora de escolher qual ouvir primeiro eles acabam indo para o fim, escuto principalmente onde não seria aconselhável uma risada, como na aula.

Responder à discussão

RSS

Grupos

Fórum

Geral

Papo geral sobre tudo podcast.

129 tópicos de discussão

Dicas & Ajuda

Faça uma pergunta, para que a nossa comunidade possa ajudar.

16 tópicos de discussão

Papo Furado

Lugar para discutir o que quiser.

43 tópicos de discussão

Suporte

Erros, reclamações e puxões de orelha

32 tópicos de discussão

© 2012   Criado por Leo.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço