Feito por Alienígenas
Pessoas...
Andei ouvindo uns podcasts e me chamou a atenção a falta de assuntos alternativos.
Sendo o podcast uma ferramenta alternativa, livre das pressões comerciais da grande mídia, porque fazer o que eles ja fazem?
Então pergunto...

Vocês acham que o objetivo do podcast é ter voz para dar visão as questões nao abordadas pelas grandes midias, ou simplesmente brincar de radio e ter seus 15 minutos de fama na escola?

Tags: grande, independente, midia, podcast

Exibições: 17

Responder esta

Respostas a este tópico

E aí Fran, tudo bem?

Então, defina assuntos "alternativos", porque sinceramente acho que temos podcasts pros mais variados temas possíveis.

Abraços!
Fran boa pergunta... Eu acredito que existe espaço para os dois. Acredito que hoje ja existe uma variação boa de podcasts, apesar que eu concordo muito que falta uma certa especialização e existe um certo ECHO entre os assunto na podosfera eu acho que quanto mais popular a midia ficar e crescer... vai ter como podcasts com assuntos "alternativos" existirem no seu proprio nicho e espaço
Acho que a questão é a quantidade de cast's que seguem um mesmo padrão. Perdi a conta de quantos programas as pessoas repetem coisas como whatever, megaboga ou coisas assim. Pessoalmente me amarro no Nerdcast, mas vejo muitas pessoas que se limitam a imitar não só o formato do programa como também as falas dos membros. No entanto, tem muita coisa boa, muitos cast's têm um formato bem original. Acho que faz parte do processo de seleção e amadurecimento.
Pois é Fran,você fez uma pergunta muito boa,mas eu te devolvo ela com uma pergunta: Porque não os dois?
Um podcast é uma forma de expressão diferenciada sim,e que tem uma variação maior do que a maioria das mídias. E também pode querer ter seus 15 minutos de fama,porque reconhecimento todos queremos,não? =D
Eu acho que é meio uma encruzilhada esse dilema...Fazer um podcast de nicho sem saber se vai virar a curto prazo (pois infelizmente as informações sobre os ouvintes de podcast ainda são muito superficiais, dificeis de se fazer uma analise) ou fazer um podcast "genérico" e ter uma audiencia em potencial maior?

É nesse medo que muita gente faz podcast "clone". Na verdade na tv aberta chove de programa assim.

A podosfera ainda tá no começo, e ainda tem muito campo pra explorar. Acho que não precisa ser necessariamente alternativo, mas a galera que está participando da expansão dessa mídia precisa assumir um compromisso (pessoal, e não publico) de tentar trazer sempre algo de novo e, preferencialmente, bem feito! =)
Concordo com você em alguns pontos. Realmente a mídia podcast é muito mais livre, mas discordo totalmente do motivo para fazerem isso são os 15 minutos de fama e só. É uma mídia muito underground no Brasil ainda e nem o pessoal da escola não vai fazer a menor ideia do que é podcast.
Tem podcast que fala de tudo como meu próprio, o Lagcast. Eu procuro falar do que eu e o pessoal do grupo queremos falar, com o diferencial que não temos rabo preso com ninguém e nem vamos ganhar dinheiro se falarmos mal ou não de alguém ou alguma coisa (não que ganhar dinheiro com podcast seja ruim, a não ser que o investidor da propaganda insista que o pessoal minta). Para mim essa é a "magia" do podcast. Ouvir as coisas de uma perceptiva não medrosa ou sensacionalista.
Mesmo assim as pessoas querem ser ouvidas e pela falta de ouvintes dessa mídia, para obter algum reconhecimento, não é bom falar de coisas quem ninguém sabe o que é.
O podcast é uma ferramenta livre o suficiente pra ser utilizada de várias formas... seja com foco na informação, diversão ou 15 minutos de fama na escola. Eu faço o Liga Podcast pra um público muito restrito, gente que eu sei quem são, porém nós conversamos de uma forma mais aberta para quem quiser ouvir não se sinta um intruso e divulgo aqui... acho que nem preciso dar justificativa, né? Isso aqui é uma rede social de podcasters. O fato de a pessoa tentar entender como funciona a ferramenta e trabalhar na melhoria dela, eu já acho bem válida.
Permita discordar de você. eu tenho visto uma boa quantidade de podcasts com assuntos "alternativos". Basta visitar a TeiaCast ou o PodPods para encontrar alguns.

É preciso ter a consciência que fazer um podcast sobre um assunto "alternativo" exige um grau de conhecimento ou vontade de aprender sobre a área que quer se abordar, e todos sabemos que quanto mais "alternativo" o assunto, menos pessoas se interessarão, tanto em produzi-lo quanto ouvi-lo.
Oi Fran,

Uma nova mídia, ou novos meios de acesso a ela não significam necessariamente mudanças drásticas de curtíssimo prazo no seu conteúdo. O rádio nasceu muito vinculado a mídia escrita, com ênfase no texto à ser lido no ar e a TV nasceu fazendo rádio com imagens, mesmo estilo de programas, mesmo esquema de patrocínio. Ambos foram buscando seu espaço com novas maneiras de fazer associados à evolução técnica e artística do meio. O podcast ainda é bem caudatário do blog pessoal (no texto), e muito vinculado artisticamente ao humor radiofônico.
Acho que o importante é fazer, errar, mudar, aprender e construir um jeito novo de se comunicar.
Exigir uma autonomia total de um meio com relação à outros, e principalmente, em relação as pautas atuais da mídia é um tanto demais. Os Blogs começaram lentamente... e hoje são um universo paralelo a grande mídia, porém são filhotes dos folhetins, panfletos, jornais sindicais ou de comunidades e movimentos, seus textos geralmente se encaixam em gêneros já bem conhecidos (crônicas, artigos de opinião, poesia etc.).
Temos que entender as limitações do suporte, bem como as limitações de acesso a esse suporte.
Creio que quanto mais pessoas, com demandas, gostos e interesses diferentes utilizarem essa mídia, mais ampla será a gama de assuntos, idéias, recursos e inovações dos produtores de conteúdo, e ainda maior será a autonomia dessa mídia.

Acessem e produzam!
Abraços

Marcão TeuPai

Ps. Eu gosto de "brincar de radio", mas é melhor que ninguém na minha escola ouça meu podcast, já que sou professor e o meu Podcast é tosquice da grossa!

Responder à discussão

RSS

Grupos

Fórum

Geral

Papo geral sobre tudo podcast.

129 tópicos de discussão

Dicas & Ajuda

Faça uma pergunta, para que a nossa comunidade possa ajudar.

16 tópicos de discussão

Papo Furado

Lugar para discutir o que quiser.

43 tópicos de discussão

Suporte

Erros, reclamações e puxões de orelha

32 tópicos de discussão

© 2012   Criado por Leo.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço